quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gnocchi ao molho cremoso de brócolis "light"


                   É bem documentado que devemos comer em intervalos regulares e curtos de tempo, entre outras coisas, para podermos fazer escolhas melhores e mais saudáveis e não devorar tudo que encontramos na frente. Ceeerto, é isso que eu tento fazer na maior parte do tempo. Mas o que fazer quando se está com preguiça e vai enrolando até a fome bater de verdade e a única coisa que você consegue pensar é numa massa com molho cremoso?!
                Lembrei que tinha gnocchi (ou nhoque, como preferirem) na geladeira. Comprado pronto, de batata da Massa Leve. Peguei um maço de brócolis, alho e parmesão. Mas não queria usar creme de leite, afinal estou tentando cortar um pouco as gordices e também nem estou mais acostumada a muita gordura. Mas ainda queria um molho cremoso.



                Piquei o alho, coloquei na panela. Cortei o brócolis pequeninho, separei. Refoguei o alho com um pouquinhozinho de óleo, até “levantar o cheiro”, nada de deixar dourar! Juntei o brócolis cortadinho, coloquei sal. Refoguei por alguns minutos, até o brócolis ficar verde bem vivo e murchar. Juntei uma colher de amido de milho (Maizena!), ralei um pouquinho de noz moscada e um poucão de parmesão. Dica: compre um belo pedaço (uma cunha) de parmesão de verdade (tem marcas italianas boas em qualquer mercado, e alguns nacionais também são bons), vai custar uns 15 reais e vai dar mais trabalho que abrir um saquinho, mas o sabor é incrivelmente melhor e rende muito! Com o fogo baixo fui juntando leite desnatado aos poucos, deu um copo, mais ou menos. Cozinhei lentamente até ficar bem cremoso.

                
                  Enquanto isso a água com um pouco de sal esquentava em outra panelinha, pronta para receber meus gnocchi. Quando ferveu, joguei a quantidade que mais me agradou. Eu costumo “medir” a quantidade colocando os gnocchi em um prato e vendo quanto eu consigo posso comer, com massa a mesma coisa, com o cuidado que a massa aumenta muito depois de cozida. Todo mundo sabe cozinhar gnocchi, né? Então, quando eles começaram a boiar, esperei um minutinho e tirei da panela colocando diretamente no molho. Misturei bem com o fogo ligado e pronto!!

               
          Bem mais leve que um molho de queijo ou com creme de leite, né? E sem peso na consciência porque tinha bastante brocolinho! 


4 comentários:

  1. Tenho certeza que ficou muito bom! Vamos experimentar...

    ResponderExcluir
  2. Nhoqueeee!! Minha comida favorita! Fiquei com agua na boca....

    ResponderExcluir
  3. Curti! Muito irado o blog Thaís, quero ver mais receitas ;D

    ResponderExcluir
  4. Êta receitinha boa, fácil, prática, rapidinha e deve ficar uma delícia. Será o meu próximo molho. Sucesso querida afilhadinha.
    Bjs. Barbara

    ResponderExcluir