terça-feira, 24 de abril de 2012

Berinjela gratinada para quem diz que não gosta de berinjela.



Se tem um legume (ok, tecnicamente um fruto) que sofre preconceito, é a beringela! Nem o nome não se sabe ao certo, se é com J ou G. Principalmente de gente preconceituosa com leguminhos ou gente que comeu uma mal feita uma vez na vida e jurou nunca mais. Dizem que é amarga e não sei mais o quê, mas nunca senti nada. Para mim e para muita gente que venceu o preconceito contra o nome dela, é um dos legumes mais gostosos que existe! Sem contar que é super versátil, vai na salada, na massa, no pão, pura grelhada, tudo! Casa perfeitamente com alho e pimenta do reino.
A nossa amiga exige alguns cuidados básicos na preparação, mas nada muito difícil. Simplesmente deve-se cortar alguns minutos antes de usar, jogar um pouco de sal e deixar ela perder água, depois pode secar de leve com papel toalha. Outro cuidado é colocar pouco óleo ou azeite enquanto ela estiver crua, pois ela age como uma esponja.
                Enfim, tudo pronto, vamos à minha receitinha preguiçosa. Digo preguiçosa pois já tinha a berinjela grelhada guardadinha no freezer e resolvi fazer assim, sem muito planejamento. Caso você não seja a rainha ou o rei do freezer como eu que congela tudo até leite, pegue a berinjela e prepare como dito antes, depois é só colocar para grelhar. Eu usei minha frigideira amada da Neoflam sem óleo algum. Mas pode usar uma frigideira normal com pouca gordura ou aqueles grills elétricos. Ou ainda uma sanduicheira! Juro. Deixe ela ficar bem douradinha.


                Com a berinjela pronta, faça um molho branco, ou bechamel, ou como queira chamar. Pode fazer a receita da preferência. A minha é: Duas colheres de manteiga, derrete. Uma ou duas colheres de farinha, mistura até ficar uma massinha grossa. Vai juntando leite aos poucos, umas duas xícaras. Cuidado para ir colocando o leite aos poucos e mexendo ao mesmo tempo, se colocar muito rápido empelota e fica estranho. Vai cozinhando até ficar bem cremoso. De tempero para o molho só sal e noz moscada (raladinha na hora!).


                Para montar eu usei forminhas de suflê tigelas para porções individuais, fica tão bonitinho! Mas pode fazer sem problemas em um refratário grande, só alterar as quantidades e fazer o tamanho conforme o número de bocas famintas aguardando. Para três pessoas que comem pouco foi meia berinjela grande e um tomate pequeno. De qualquer modo, voltando à montagem: coloquei uma fatia de beringela, uma de tomate, um pouco de manjericão picado, meia fatia de queijo (usei mussarela light) e uma boa colher de molho branco. Refiz a ordem. Coloquei mais uma fatia de berinjela, um pouco de molho branco, mussarela e ralei parmesão em cima. Em alguma das camadas eu coloquei um pouquinho de alho moído, mas bem pouco pois não ia ficar muito tempo no forno.




Como ficou muito alto, coloquei as tijelinhas em uma forma com um pouco de água, caso borbulhasse e escorresse, seria mais fácil de limpar. Assei até ficar bem douradinho e pronto! O acompanhamento perfeito seria uma saladinha pra balancear todo o queijo, mas combina bem com arroz também. 



Um comentário:

  1. Sou testemunha. Ficou muito bom!E é bem simples e rápido para fazer.

    ResponderExcluir