domingo, 22 de abril de 2012

Alcachofra e panqueca de lentilha improvisada



                Estava em casa, à noite, aquela fome começando a bater e comecei a pensar no que eu poderia fazer que fosse rápido, quentinho e gostoso. Lembrei de ter comprado duas alcachofras porque estavam baratas e pareciam frescas. Resolvi aproveitar, já que não é sempre que se acha alcachofra por aqui, muito menos barata! Nada parecidas com as alcachofras que eu lembrava da minha infância, que eram bem gordinhas na parte de baixo, nem das italianas que eu via no mercado de lá... mas resolvi arriscar.
                Na minha ingenuidade achei que seria rapidinho limpar a tal da alcachofra, mas eu nunca tinha feito isso, em casa quem fazia era minha mãe. Eu só sabia que deveria abrir a flor e tirar os espinhos de dentro. Aham. Sério, que negócio difícil! Peguei uma faca e tentei escavar, não deu. Pensei em dar uma pesquisada na internet, mas já estava com a mão na massa e com o orgulho ferido e decidi continuar com aquela raivinha crescendo die motherf*cker, die!!. Ok, peguei meu boleador e continuei. Muita sujeira depois, muito esforço e a fome já enorme, alcachofra limpa.



                Fiz o recheio básico da mamis, só com farinha de rosca, alho, sal e azeite. E coloquei a bichinha para cozinhar. Dois dedinhos de água, panela tampada, fogão.


 Nisso lembrei que tinha um restinho de lentilha na geladeira, mas não queria esquentar, não ia combinar. Num acesso de loucura criatividade, juntei um ovo, sal, alho, farinha e fermento à lentilha, fiz um creme grosso e fritei na minha frigideira antiaderente. Deu super certo!!


  
                Alcachofra pronta, depois de uns 15 minutos (quando ela começa a mudar de cor e a ficar levemente acinzentada), panquequinha pronta, fui comer. Aaah que saudades de alcachofra! Adoro o gostinho metálico que ela deixa na boca, adoro puxar as pétalas e morder a carninha que fica, hmmmm.... chegando ao final das pétalas, decidi abrir pra comer o “coração”. Decepção. Não estava bem limpa e tinha muito pouca “carne”. Tirei o resto dos espinhos como pude, procurei o máximo de partes comíveis ali e terminei meu jantar. Satisfeita, afinal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário