terça-feira, 1 de maio de 2012

Gordice light de maçã


                Minha geladeira estava cheia de frutas, mas esfriou tanto aqui em Floripa que a última coisa que eu tinha vontade de comer eram frutas da geladeira, sabe como é...  Até que mamis teve uma ótima ideia que reproduzi hoje única e exclusivamente para tirar fotos para este post. Aham.


                Acho essa receitinha absurda de tão fácil, e é tão gostosa. Quentinha, docinha e bem mais leve na consciência que um super bolo de chocolate ou coisas do gênero. Por isso que eu disse que é light, mas é mentirinha, light pode não ser, mas juro que é saudável e natural. E ainda mata toda a vontade de comer aquela sobremesa gorda. Vamos ao que interessa: dá pra fazer só com maçã, só com ameixa, com banana, misturar. Eu gosto muito da ameixa assada, ela perde aquele azedinho característico e vai bem com a maçã. A maçã assada com canela é um clássico, não preciso eu dizer o quanto é bom.
                Pra quatro porções foi assim: peguei duas mini maçãs (pode usar só uma normal, de preferência Fuji), duas ameixas pretas e cortei em cubinhos. Coloquei nas tijelinhas e salpiquei canela. Só.



Aí fui pra farofinha que vai em cima e que deixa tudo perfeito: quatro colheres de aveia em flocos finos, um resto de granola que tinha em casa (umas quatro ou cinco colheres), quatro colheres de açúcar amarelo mascavo (mais, caso queira mais doce) e uma colher bem cheia de manteiga. Mexe com as mãos (sem nojinho!) até formar uma farofa grossa, se ficar muito seca, é só colocar mais manteiga. O gostoso é que o açúcar derrete junto com a manteiga e deixa as frutas molhadinhas e macias. Depois é só cobrir as tijelinhas com a farofa e tacar no forno! Pode ser forno médio mesmo, por uns quarenta minutos.


Caso possa fazer gordices, fica perfeito com sorvete de creme. Outro toque é ralar um pouco de gengibre e misturar com as frutas. 


2 comentários:

  1. genteeeeeeeeeeeeee babei com essa

    ResponderExcluir
  2. Eu não acho que seja uma gordice. Já experimentou com gordura de coco?

    ResponderExcluir