terça-feira, 22 de maio de 2012

Ribs on the Barbie no forno da sua casa!


                Quer uma receitinha carnívora super fácil e que rende muitos elogios? Então faça uma costelinha estilo barbecue. Ou estilo americano. Ou estilo Outback. Ou... é, acho que Outback já diz tudo. Quem não gosta das Ribs on the Barbie?! Eu adoro... mas além de caro, não é toda cidade que tem o restaurante. Em Floripa mesmo só abriu no começo desse mês.


                A única receita que eu testei e que já ganhou a família toda tirei daqui: Sweet and Smoky Oven Spareribs, claro que dei uma adaptada, mas é basicamente isso. Lendo a receita até parece difícil, mas experimentem fazer que vocês vão ver como é fácil! E melhor, quase não dá trabalho. Única coisa é que precisa de muitos ingredientes para fazer o tempero. Caso não tenham algum, comprem. Vocês podem fazer mais coisas gostosas depois. Ou mais costelinhas, quem sabe?
                Primeiro, compre uma peça de costela de porco inteira e sem tempero. Uma peça de 1,5kg dá tranquilo para 4 pessoas. Mas pode fazer mais, caso tenha um forno maior e congelar já assada.
                Segundo passo, misturar os ingredientes do tempero.  Você vai precisar de: açúcar amarelo mascavo, sal, alho, cravo da índia moído, canela, páprica doce, pimenta calabresa, alecrim e vinagre de vinho branco. Pra ficar ainda melhor, use um pouco de páprica defumada.  As quantidades são estas:
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de sal
2 dentes de alho moídos
Uma pitadinha de cravo moído
½ colher de chá de canela, ou um pouco mais, se preferir
3 colheres de sopa de páprica doce
½ colher de chá de pimenta calabresa, ou mais caso queira mais apimentado
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de chá de alecrim picado



                Misture os ingredientes e passe na costela, dos dois lados. Embrulhe em duas folhas de papel alumínio (o lado brilhante pra dentro!) e coloque no forno alto. 



Depois de 30 minutos, coloque o forno no mínimo e esqueça as costelas por no mínimo 3 horas e meia. O ideal é entre 5 e 6 horas de forno, mas com 4 horas já fica bom. Quando estiver quase na hora de servir, desembrulhe as costelas e deixe mais uns 15 ou 20 minutos no forno, só pra dar aquela secadinha. Quando servir, jogue o molho que ficou no alumínio por cima da carne. Pronto!! Babe com a carne suculenta e soltando do osso.



                O bom dessa receita é que dá tempo pra descansar e só depois pensar no acompanhamento. Idéias para acompanhar: purê de batata, polenta, brócolis puxado no alho, batata assada, chucrute, etc. Fica melhor ainda se servir com molho barbecue! Eu ainda não tentei fazer, mas no mercado tem de várias marcas diferentes. Conforme for fazendo essa costela, que óbvio que não será feita apenas uma vez, você pode ajustar o tempero ao seu gosto, mais doce, menos doce, mais apimentado, mais defumado... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário